Vale investe 1,2 milhões de dólares em infraestrutura pecuária

A mineradora Vale Moçambique investe cerca de 1,2 milhões de dólares em infraestrutura pública para o fomento pecuário, no distrito de Moatize, em Tete. O projecto vai beneficiar as comunidades deste distrito, que desenvolvem pecuária nas proximidades da Zona de Concessão Mineira.

As infraestruturas serão construídas em cerca de 18 meses e a gestão e manutenção passará para o governo de Moatize. O espaço vai contemplar igualmente furos de água, cisterna, comedouros e bebedouros, farmácia rural para a venda de medicamentos pecuários, rampas para o carregamento e descarregamento dos animais e manga de tratamento para o controle de doenças.

Numa primeira fase, serão beneficiados cerca de 120 criadores de gado bovino, caprino e suíno dos bairros 1º de Maio, Bagamoio e Nhanchere, Distrito de Moatize. A área de Catete, apontada pelo governo, é uma área de reserva do Estado, de cerca de 500 hectares, destinada exclusivamente para o fomento pecuário, onde serão criadas condições para os criadores de gado, em Moatize.

O projecto prevê, igualmente, que os criadores de gado beneficiem de assistência técnica e sanitária profissional para os seus animais, numa parceria entre a Vale e o Governo.

Esta é mais uma iniciativa que a mineradora Vale Moçambique implementa, em Moatize, com vista a honrar os seus compromissos com as comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico das populações.

 

 

Partilhar este artigo