No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a Vale Moçambique ofereceu diversos materiais de apoio para sensibilização às comunidades de Moatize, província de Tete.
O material, constituído por camisetes, bonés e laços vermelhos, foi entregue, ao Núcleo Provincial de Combate ao HIV/SIDA e ao Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Moatize. As celebrações da data este ano tiveram como lema “Acabar com as desigualdades. Acabar com a SIDA. Acabar com as pandemias”.
Marcelino Miguel, coordenador do Conselho Provincial de Combate ao HIV/SIDA, agradeceu o gesto, enaltecendo o apoio que a mineradora vale tem vindo a dar ao longo dos anos no âmbito da prevenção e combate à doença.
Por seu turno, o médico-chefe do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Moatize, Luizinho Abel Culuze, considerou o donativo como “um meio importante para fazer chegar a mensagem de forma mais rápida às comunidades”.
Pedro Carvalho, gestor de Saúde e Higiene Ocupacional na Vale, disse que a oferta faz parte do compromisso da mineradora no apoio ao governo na prevenção e combate à doença. “Devemos juntar os nossos esforços para dar melhor resposta a esta epidemia”, realçou.
De referir que o dia 1 de Dezembro foi instituído em 1988 pela Organização Mundial das Nações Unidas como o dia consagrado à luta contra a SIDA.
A celebração tem como propósito consciencializar a população para a necessidade de prevenção contra o HIV/SIDA, o combate ao preconceito e todas as formas de estigmatização contra as vítimas da doença.