Transição Digital: estudo diz que 10% é que estão numa fase avançada

Transição Digital: estudo diz que 10% é que estão numa fase avançada

Só 10% das empresas estão numa fase avançada no processo de transição digital, avança um estudo “Deep Digital Journey” da LLYC. O mesmo foi elaborado na base de um inquérito realizado a mais de 200 executivos de marketing e comunicação de grandes empresas de 12 países da Europa e América, segundo um site de notícias especializadas.

Por outro lado, o estudo aponta que, 56% encontra-se ainda numa etapa mais inicial.

A análise da LLYC, aponta ainda que 34% das empresas desenvolve práticas típicas da fase mais inicial da transformação digital e 22,2% está no segundo nível, ou seja, a afinar ferramentas e processos digitais.

E 33% considera estar numa fase avançada, que se distingue pelas actividades das suas diferentes áreas de negócio, assim como processos ou plataformas, serem adaptadas ao ambiente digital.

Um outro dado avançado pela LLYC refere que, 10,8% diz estar na fase mais uma vez que já contam com uma visão de planeamento e execução totalmente digital.

Olhando para sectores

Numa análise por sectores, a LLYC verifica que Turismo e Lazer (companhias aéreas, plataformas de viagens ou empresas de entretenimento) apresenta os melhores níveis de digitalização, cerca de 30% das empresas inquiridas encontra-se na fase mais alta.

Tecnologia e Telecomunicações e Consultoria e Serviços Jurídicos surgem logo depois, com quase 20% das empresas nesta fase.

No sentido inverso, o sector público é o mais atrasado, já que 70% das empresas estão na fase mais inicial da transformação digital.

As empresas com um maior grau de transformação digital geram mais negócios através dos seus canais digitais. Segundo a LLYC, mais de 70% das empresas na fase Deep Digital já gera mais de 20% das receitas dessa forma.

“É um grande desafio estar a par de todas as mudanças do mundo digital, perceber oportunidades e riscos e agir de forma estratégica e ponderada. As empresas, e especificamente os seus decisores, têm de estar em permanente actualização e formação”, comenta Marlene Gaspar, directora sénior de Engagement e Digital da LLYC, citado pelo mesmo site.

Segundo Gaspar, “só desta forma vão conseguir proporcionar aos seus colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders as melhores valências e explorar realmente todas as potencialidades do seu negócio”.

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