TRAC tenciona retomar cobrança de tarifas na Portagem de Maputo

TRAC tenciona retomar cobrança de tarifas na Portagem de Maputo

A TRAC–Trans African Concessions Moçambique tenciona retomar cobranças de tarifas de portagem, a partir de amanhã, quinta-feira (23), na Portagem de Maputo (EN4). A empresa havia suspendido as cobranças durante várias semanas.

A cobrança de preços de portagens no país está suspensa desde que, por conta de violência durante as manifestações, as infraestruturas foram vandalizadas. Mas também, o político Venâncio Mondlane, que instou os protestos pós-eleitorais, “aconselhou” as autoridades gestoras das portagens a suspender a cobrança de tarifas. Recentemente, Mondlane “decretou” a não-cobrança dos preços de portagem até 27 de Abril de 2025.

No cenário de protestos, a TRAC e a Rede Viária de Moçambique (REVIMO) – que controla o restante das mais de 20 portagens do país — suspenderam as cobranças, mas não comunicaram a decisão aos utentes.

Na semana passada, sem comunicar aos utentes, a TRAC tentou avançar para a cobrança do tarifário, mas os automobilistas protestaram a medida. Até esta quarta-feira, o trânsito pelas portagens em Moçambique se mantém “gratuito”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.