Os funcionários da Editora e Distribuidora Nacional de Material Escolar (DINAME) estão sem receber os seus ordenados há mais de seus meses sem qualquer justificativa e por assim ser suspenderam as actividades.
Os trabalhadores acusam o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) de ter afastado a empresa do processo de distribuição de material escolar estando a funcionar “à deriva”.
“Há seis meses sem salários. Ninguém consegue nos dizer nada. Daqui para diante, já que nos tiraram a distribuição o que vamos fazer e vai ser de nós?”, questionou um dos funcionários da DINAME, Eugénio Francisco, citado pela STV.
Um outro funcionário disse que o MINEDH os venceu pelo “cansaço” de tanto dialogarem: “ah, amanhã! Ah p’ra semana! Ah depois da semana!”, por aí em diante, “e já vamos há seis meses que o dinheiro não entra nas nossas contas”.
Segundo o MINEDH os salários só serão pagos quando as empresas devedoras liquidarem as dívidas com a DINAME. O MINEDH diz estar à espera de que isso aconteça.
De acordo com o porta-voz do MINEDH, Feliciano Mahalambe, há empresa que a breve trecho poderão pagar as dívidas à DINAME, enquanto a sua regularização como empresa “se acelera”.
“Mas o que nós sabemos é que a Direcção da empresa está a fazer de tudo para garantir que dentro em breve haja alguma solução”, disse.
A DINAME está num processo de transição devendo deixar de ser uma empresa estatal para tornar-se pública. Enquanto empresa estatal fica impedida de concorrer em concursos públicos de empresas do mesmo Estado.
Deixe uma resposta