TotalEnergies deve regressar em breve, acredita INP 

TotalEnergies deve regressar em breve, acredita INP 

A situação de segurança na província de Cabo Delgado, principalmente, em Afungi, distrito de Palma, onde opera a TotalEnergies, ainda é vulnerável a ataques terroristas. Além disso, a multinacional francesa iniciou, recentemente, um processo de desmobilização de pessoal. Mas o Instituto Nacional de Petróleo (INP) acredita que a petrolífera vai, em breve, retornar a Afungi.

De acordo com o regulador do sector dos hidrocarbonetos, existem condições para o regresso da TotalEnergies, que está em situação de “força maior” desde 2021. O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INP, Nazário Bangalane, refere que os contactos mantidos com a TotalEnergies apontam para o retorno a breve trecho. “Entretanto, não podemos adiantar as datas, mas estamos a trabalhar no sentido de isso ocorrer o mais rápido possível”, assegurou, citado pelo Notícias.

Sobre a desmobilização de funcionários da petrolífera francesa em Cabo Delgado, o PCA do INP diz não estar a par do assunto.

Citado pelo jornal, o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, afirmou, recentemente, que a situação de segurança em Cabo Delgado já permite a retoma das actividades. Para já, estão em curso as negociações com as empresas que se comprometeram a financiar o projecto avaliado em mais de 20 mil milhões de dólares.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.