Correcção: Thai Moçambique Logística já tem 500 milhões de dólares para avançar com o Porto de Macuse em 2024

Artigo actualizado…

A empresa Thai Moçambique Logística (TML) deverá iniciar a construção do Porto de Macuse, na província da Zambézia, até Janeiro de 2024, assegurou ao MZNews uma entidade da empresa. A empresa já tem disponíveis 500 milhões de dólares arrancar com o plano.

A informação que foi partilhada na segunda-feira (e hoje corrigida pela TML) no quadro das cerimónias de lançamento do projecto do Complexo Ferro Portuário Macuse-Chitima, que está orçado em mais de 2,7 mil milhões de dólares.

O cais do porto vai ocupar uma área de 700 metros, com capacidade para atracar navios de 60 mil toneladas. Vai empregar cerca de oito mil moçambicanos, entre outros.

A fonte disse que o projecto estará capacitado para atender todos os seus clientes e operacionalizar carga geral, sendo que, numa primeira fase, poderão trabalhar com cargas líquidas, e à medida do avanço do tempo e da demanda introduzir as cargas sólidas.

As empresa locais são chamadas a abraçar o projecto e serem os principais fornecedores de matéria-prima.

Nota: Este artigo foi actualizado, às 11h21 de quinta-feira (14), para corrigir, entre outras, a informação anterior segundo a qual será erguido um Porto Seco, em Macuse. TML. Na verdade, a TML vai construir um Porto, em Macuse. O projecto deverá arrancar até Janeiro de 2024, e não em meados desse ano.  

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.