A Vulcan retomou, este ano, o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), que vai beneficiar mais de mil jovens em Tete.
Uma iniciativa que visa capacitar jovens em habilidades interpessoais e técnicas de execução, de modo a estarem aptos a ingressar no mercado de trabalho, ou empreenderem em negócios próprios.
Gabriela Dava, analista de Desenvolvimento Social na Vulcan, disse que depois da formação teórica e softskills que decorreu de Janeiro a Agosto deste ano, iniciou em Setembro a parte prática.
“Neste momento estão em formação três turmas orientadas para a empregabilidade, nos cursos de Electricidade Industrial, Mecânica Industrial e Soldadura, bem como outras três turmas, com orientação para o empreendedorismo, que estão a ser formadas em Electricidade Instaladora, Serralharia e Hotelaria & Restauração”, explicou.
Os beneficiários da formação estão satisfeitos com a oportunidade e acreditam que depois da formação irão encarrar o mercado de trabalho com confiança. “Em Moatize existem poucas oportunidades de trabalho, por isso esta formação veio apoiar muitos jovens.
A Vulcan deve continuar a promover iniciativas como estas para que mais jovens possam ter um trabalho”, destacou Ângela Bartolomeu, uma das formandas do curso de Mecânica Industrial.
Opinião partilhada por Dias Sobrinho, formando no curso de Electricidade de Manutenção Industrial, que olha para o PPMT como uma alternativa ao desemprego. “Antes de ingressar neste programa, fazia pequenos trabalhos domésticos, mas agora já tenho outras perspectivas, assim que terminar a minha formação”, disse.
Deixe uma resposta