Os grupos terroristas, que desde Outubro de 2017 dizimam vidas em alguns distritos de Cabo Delgado, já estão a abandonar a província, avançou, ontem, Filipe Nyusi, antigo Presidente da República.
“Ainda esta manhã, fiz um reunião com as Forças de Defesa e Segurança, tivemos uma boa notícia: estão completamente desarticulados os terroristas, uns a abandonar o país” disse Nyusi, no seu último discurso como PR, na cerimónia de investidura de Daniel Chapo como o V PR de Moçambique.
Segundo Nyusi, o terrorismo foi um dos fenómenos que desafiou os seus dois mandatos presidências, por causar milhares de mortes e retracção de investimentos nacionais e internacionais no país.
O antigo Presidente apelou aos terroristas para regressarem às suas comunidades, sem receios de sofrem estigma ou perseguição.
“Quero mais uma vez apelar, entreguem-se. Os moçambicanos não têm olhos permanentes. Entreguem-se aqueles que querem sair, porque já nos fizeram conhecer que querem sair” apelou, assegurando que “não haverá represálias. Podem ir. Juntem-se às famílias. Vamos vos receber”.
Na ocasião, agradeceu a disposição das forças armadas para combater o terrorismo junto de forças parceiras, com a SAMIM-SADC.
Deixe uma resposta