Terrorismo: Espanha defende reforço do apoio a assistência humanitária em Cabo Delgado

Terrorismo: Espanha defende reforço do apoio a assistência humanitária em Cabo Delgado

A secretária de Estado de Cooperação Internacional da Espanha, Pilar Cancela, defendeu ontem, em Maputo, o reforço do apoio à assistência humanitária em Cabo Delgado, província afetada por uma insurgência desde 2017.

“A ajuda humanitária em Cabo Delgado é prioritária”, declarou à comunicação social Pilar Cancela, momentos após uma reunião em Maputo com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel José Gonçalves, no âmbito de uma visita de trabalho que realiza a capital moçambicana.

Pilar Cancela destacou a importância do trabalho que entidades espanholas já realizam no apoio as populações daquela província afetada pelo terrorismo, considerando fundamental, no âmbito da crise humanitária, concentrar em Cabo Delgado recursos que estão em outros projectos espalhados pelo país.

“Quando há uma instabilidade, é sempre difícil desenvolver projetos de forma normalizada. Mas nós precisamos ter uma capacidade de reação e precisámos canalizar os recursos que estavam em outras zonas para Cabo Delgado, isso é uma prioridade”, frisou a diplomata,  citada pela Lusa, destacando o “nível positivo” da relação entre os dois estados, quando se assinalam 43 anos de cooperação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.