O Presidente da República, Filipe Nyusi, considerou, hoje, na cidade da Maputo, que a complexidade do fenómeno do terrorismo é de difícil compreensão para os que não o vivenciam no terreno.
“Um exército quando formado por homens disciplinados e conscientes acrescenta a sua relevância e promete coesão, se reveste de sentido de missão em defesa dos interesses da nação e do povo. É por esta razão que o povo tem orgulho de ter o sector da defesa nacional que promove o único propósito de manter-se firme ao lado daqueles a quem serve e de toda a nação. Os que não vivem essa realidade muitas vezes não compreendem. Nós estamos há anos, já desde 2017, no Teatro Operacional muito delicado. Mas o relacionamento entre as Forças Armadas de Defesa e as comunidades é fundamental e tem estado a ajudar… de uma maneira geral é uma experiência muito boa”, disse.
O Chefe de Estado falava na abertura do XXV Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional, na cidade de Maputo.
“A outra experiência que se está a verificar no terreno e nós não temos a dimensão é o facto de estarmos a trabalhar com muitas forças…, mas o relacionamento é são”, disse o PR, notando a existência de geografias onde a coexistência de forças “é problemática”.
Na ocasião, Nyusi elogiou a postura das FADM sobre os esforços para manter uma convivência harmoniosa entre as diversas forças militares e a população.
“Isto é fundamental, porque se não há este ambiente as batalhas ou as operações encontram uma descontinuidade”, referiu.
Deixe uma resposta