Seis mil pessoas residentes em cinco comunidades do distrito de Chibuto, na província de Gaza, estão sitiadas devido à subida do nível do rio Limpopo, como resultado das chuvas que têm estado a cair montante.
Actualmente, a subestação hidrológica de Mohambe indica que o Limpopo atingiu seis metros de altura, considerado nível de alerta.
O administrador de Chibuto, Sérgio Moiane, destacou que para além de aldeias sitiadas, há vias de acesso interrompidas e cerca de dois mil hectares de culturas inundadas.
Moiane garante que até ao momento não há vítimas humanas, uma vez que as comunidades foram avisadas para evitarem fazer-se ao rio Limpopo para banho, agricultura, entre outras actividades.
Assegurou que o Governo Distrital está a providenciar purificadores de água para prevenir eventuais casos de doenças de origem hídrica.
Segundo o prognóstico hidrológico do Instituto Nacional de Meteorologia, prevê-se neste trimestre um risco moderado a baixo de ocorrência de cheias para grande parte da bacia do Limpopo. (JN)
Deixe uma resposta