Sinistro em Gondola: Peritos apontam erro de decisão do motorista como a causa do acidente fatídico

Sinistro em Gondola: Peritos apontam erro de decisão do motorista como a causa do acidente fatídico

Erro de decisão por parte do motorista na manobra do semi-colectivo de transporte de passageiros que ceifou a vida de 23 pessoas é apontada como a causa do acidente ocorrido na segunda-feira, o Posto Administrativo de Cafumpe, no distrito de Gondola, em Manica.

A conclusão, segundo a Rádio Moçambique, é de um grupo de peritos do Ministério de Transportes e Logística, que apontam, igualmente, a sobrelotação do veículo e excesso de velocidade como outros factores do sinistro.

Eles afirmam que a combinação desses factores resultaram na perda da estabilidade do veículo.

Segundo Alcides Macucule, Director de Divisão de Fiscalização e Segurança, no Instituto Nacional de Transportes Rodoviários, adiantou que ainda será produzido um relatório detalhado sobre as causas e factores do acidente.

O documento deverá ser publicado nos próximos dias e constituir material de apoio para a tomadas de decisões jurídicas e técnicas para evitar novos sinistros.

“Não restam dúvidas nenhumas de que o que aconteceu aqui foram erros de decisão do próprio homem, que é o condutor, nesse caso. O excesso de lotação é um dos factores que contribuiu para o desequilíbrio do veículo, do ponto de vista técnico” disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.