SERNIC detém falso agente do SISE

SERNIC detém falso agente do SISE

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Nampula deteve, um jovem que se fez passar por agente do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE).

O cidadão simulou ser agente da secreta moçambicana para fazer com que a Direcção do Hospital Central de Nampula pagasse os ordenados atrasados da sua namorada.

Funcionários recém-contratados no HCN estão há sete meses sem salário, incluindo a namorada do jovem, contratada há nove meses. Ele chantageou o Director Financeiro da unidade hospitalar que tratou de pagar os salários em atraso da sua namorada. Os salários foram depositados na conta da funcionária.

Contudo, refere o Notícias, posteriores investigações concluíram que não se tratava de um agente do SISE.  O cidadão foi detido na posse de documentos confidenciais do HCN.

Ao MZNews, a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, disse hoje que os Director Financeiro do HCN optou por fazer os pagamentos para evitar que os documentos confidenciais “vazassem”.

“A direcção do hospital consultou o SISE em Maputo para saber se havia um agente a trabalhar em Nampula sobre tais documentos, mas também para saber qual era a forma de actuação do SISE”, disse. Não tendo havido confirmação do SISE, tratou-se de deter o cidadão.

Por outro lado, Tsinine referiu que o cidadão é reincidente na prática de crimes de chantagem e burla, “maioritariamente, nas unidades sanitárias”.

Revelou a porta-voz que foi a namorada quem forneceu os documentos confidenciais ao falso agente do SISE.

A funcionária do HCN não foi detida, mas deverá responder a um processo disciplinar no HCN, e um criminal sobre a obtenção e partilha de documentos confidenciais, disse a porta-voz. “Se ele vai ou não ficar detida, vai depender do juiz que julgar o caso”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.