A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestou abertura para apoiar Moçambique na resolução pacífica dos conflitos pós-eleitorais, segundo o Presidente da República.
Falando à imprensa, após o fim da Cimeira Extraordinária, ontem, em Harare, Zimbabué, Nyusi disse que o bloco lamenta o registo de mortes, vandalização de infraestruturas e bloqueio da circulação transfronteiriça.
Aos líderes do bloco, Nyusi avançou existirem iniciativas internas para pôr fim à situação, incluindo a abertura por si já manifestada em dialogar com os quatro candidatos presidenciais.
“Informamos [também] que continuaremos abertos aos caminhos do diálogo com toda a sociedade, como tem sido a nossa tradição, na busca de soluções harmoniosas, que nos ajudem a resgatar a confiança pelo país” disse.
Assegurou, entretanto, que não vai permitir que o país seja controlado por pessoas na diáspora.
Além de reconhecer a legitimidade das inquietações, referiu que a solução dos problemas reside na convivência pacífica entre os moçambicanos.
“Juntos precisamos identificar o que se deve mudar por forma a sairmos da situação de violência que está a regredir a economia” referiu. (Fonte: Notícias)
Deixe uma resposta