Ruanda e Tanzânia vão continuar em Cabo Delgado por muito mais tempo, alerta Ministro da Defesa

Ruanda e Tanzânia vão continuar em Cabo Delgado por muito mais tempo, alerta Ministro da Defesa

O Ministro da Defesa Nacional (MDN), Cristóvão Chume, avançou, hoje, em Maputo, que as forças militares ruandesas e tanzanianas vão continuar no Teatro Operacional Norte, na província de Cabo Delgado. Segundo disse, a erradicação do terrorismo não se prevê para breve. 

Os militares estrangeiros apoiam as Forças de Defesa moçambicanas a combater o terrorismo, e segundo Chume, as forças de apoio vão sair quando o terrorismo não mais constituir uma ameaça para Moçambique. 

“A relação vai continuar no terreno, até que as condições que nos levaram, como país, a convidar esses países. Quando forem suplantados esses desafios, nessa altura diremos que, nós por nós, vamos continuar a defender nosso país, mas a relação é saudável. Não podemos cair no erro de descredibilizar s o contributo que esses países têm dado ao nosso país, incluindo que quando esteve cá deu um grande contributo. Razão pela qual que, quando chegou ao nível de estabilidade que conseguimos, a SAMIM considerou ter terminado a sua missão em Moçambique. Pensamos que, quanto ao Ruanda e à Tanzânia, quando acreditarmos que o nível de ameaça ou de risco que se coloca em Cabo Delgado está minimizado, naturalmente que vão sair sem nenhum problema” explicou.

Actualmente a situação de segurança na província é de relativa estabilidade devido à ocorrência de alguns ataques em regiões de Macomia e Mocímboa da Praia. Mas alertou que não se prevê que a ameaça terrorista seja desmantelada num futuro próximo.

“A situação continua estável, não obstante a ocorrência de alguns ataques em algumas comunidades, principalmente no distrito de Macomia e Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado. Naturalmente, ainda é um desafio enorme, porque o nosso limite será considerar o terrorismo derrotado no nosso país. Isto ainda está muito longe” reconheceu, citado pela Rádio Moçambique.

Chume falava hoje no instituto superior de Defesa Tenente General Armando Emílio Guebuza, cidade da Matola, província de Maputo, à margem da cerimónia de graduação de estudantes de Licenciatura e Mestrado em vários cursos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.