Ao nível global, a RSM, uma das maiores organizações mundiais especializada em prestação de serviços de auditorias e consultoria, atingiu em 2021, um crescimento 7,26 biliões de dólares. Um aumento de 15,8% em relação aos 6,3 biliões de dólares registados no ano anterior.
A crescente procura pelos serviços da RSM resultou em 40 novos escritórios em todo o mundo e uma expansão da equipa global de mais de 51.000 funcionários. “Este sétimo ano consecutivo de forte crescimento deve-se a uma enorme dedicação, empenho e proatividade de todos os nossos colaboradores em ajudar os nossos clientes a avançar”, refere Paulo Lopes, director geral da RSM Moçambique em entrevista ao MZNews.
Ao nível de continente africano a RSM conseguiu atingir um crescimento de 15% não obstante dos problemas e dificuldades causados pela pandemia.
Lopes diz ainda que “cada organização, Firma, RSM em cada país, tenta dar o seu melhor para que possa chegar aos seus clientes, que são empresas, organizações, de forma a melhorar e ajudá-los a seguir em frente e a ter maior capacidade de actuação nos seus mercados”.
Para o director da RSM Moçambique, a estratégia da multinacional RSM, passou pelo entendimento, compreensão das melhores oportunidades, definição de um caminho e depois agir. “E foi isso que fizemos numa série de áreas, que é perceber todo este contexto (covid-19) como uma oportunidade para seguir em frente e desafiámos obviamente os nossos clientes para fazer isso. Isso é um esforço conjunto, global”, acrescenta o responsável da RSM em Moçambique.
Relativamente ao peso do mercado de moçambique, no contexto global da RSM, Lopes embora assuma que se trata de um mercado ainda minúsculo, diz que este teve um contributo de crescimento à volta dos 12%.
Indo aos números, a empresa facturou um valor acima de um milhão de dólares, “a chegar a meio caminho dos dois milhões de dólares”, confidencia o responsável. “Neste sentido estamos muito satisfeitos, e face a outras regiões, podemos dizer que foi um dos países que também mais cresceu”, refere.
Em meios, a crise que muitas empresas atravessam devido à pandemia causada pela Covid 19, a RSM Moçambique tem estado a investir na capacitação de recursos humanos. “Temos aqui um foco muito grande nas nossas equipas, nos nossos profissionais dando-lhes condições em termos de formação, condição de trabalho (…) para de alguma forma respondermos a tudo isto”, explica em conversa com a nossa reportagem.
A Crise também serviu para a criação de novas áreas, e redesenhar a equipa da RSM. “Foi um ano muito positivo e muito rico nesse sentido”, diz o responsável com alguma satisfação. De referir que a RSM actua no mercado moçambicano há 6 anos. Conta com aproximadamente 40 funcionários e 90% da sua carteira de clientes é internacional. “E por serem clientes internacionais, têm standard’s internacionais. Portanto, exigem de nós a capacidade de resposta e daí a necessidade de apostar nas nossas equipas em termos da formação adequada”, refere.
Um dos grandes focos na sua área de actuação tem estado virado para a consultoria de gestão. “Sim, temos estado a ajudar as organizações a melhorarem os seus processos internos de gestão. Ajudar os nossos chefes a serem líderes, a poderem trabalhar e a respeitar as suas equipas. A trabalharem como verdadeiros líderes que motivam as suas equipas”, refere, acrescentando que “isto é essencial dentro da área de consultoria para que possa vir uma mudança gradual e forte para os objectivos da organização”.