Agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) dispararam balas letais e gás lacrimogénio , hoje, contra familiares e amigos do já falecido ‘blogueiro’ Albino “Shottas” Sibia, quando regressavam do “último adeus”, no cemitério de Ressano Garcia.
Naquele momento, um camião atrelado já havia bloqueado a transitabilidade de outros veículos e bens nos dois sentidos da via.
Essa acção da PRM resultou na morte de pelo menos duas pessoas. Contra uma das vítimas polícia teria disparado mais de seis tiros. Um vídeo mostra o corpo sendo levado para a morgue do hospital local.
“O dado que eu tenho é daquele jovem que vos mostrei agora. Perdeu a vida. A polícia deu mais de seis tiros a ele. Ele não aguentou e perdeu a vida. Mais de seis tiros contra um indefeso” lamentou a pessoa que captava imagens. O mesmo avançou haver várias pessoas feridas e “estateladas na estrada”.
Um vídeo mostrou o momento em que a polícia dispara contra as pessoas. Sem poder mostrar devido à distância, a pessoa que captava as imagens disse que pelo menos uma pessoa foi baleada. Estava debaixo de um camião.
“Esses g*jos estão a atirar para matar… Mataram alguém ali… Foi na cabeça…Eu vi… Vimos aquele que estava no chão” ouve-se várias pessoas a falar.
Em outro vídeo se faz referência ao baleamento de um cidadão de Ressano Garcia identificado por Zacarias. Ouve-se que a vítima caiu.
Na imagem de destaque, populares e agentes da PRM carregam um corpo para a bagageira do veículo e segue para o hospital local.
Não apuramo se se tratam de casos diferentes.
Um camião foi incendiado.
Deixe uma resposta