RENAMO boicota tomada de posse de deputados da AR

RENAMO boicota tomada de posse de deputados da AR

A RENAMO decidiu boicotar a tomada de posso dos seus deputados, amanhã, na Assembleia da República, anunciou, este domingo, o porta-voz da formação política.

“O partido RENAMO entende que esta cerimónia está desprovida de qualquer valor solene e, por isso, constitui um ultraje social e desrespeito da vontade dos moçambicanos, pelo que, não fará parte desta cerimónia de tomada de posse” disse, Marcial Macome.

O porta-voz explicou que os resultados eleitorais que legitimam a próxima composição da Assembleia da República não reflectem a vontade popular “que passa necessariamente pela realização de eleições livres, justas e transparentes”.

Para a RENAMO, que perdeu o estatuto do maior partido da oposição no parlamento, os resultados proclamados pelo Conselho Constitucional “são administrativos”.

“Desde início, o partido RENAMO apresentou o seu posicionamento em face desses resultados. O partido entendia que a melhor via de pacificação e de ultrapassar os diferendos eleitorais passava necessariamente pela anulação dos resultados. E, no seu entender, não faz sentido que se aproprie de assentos administrativos nessa cerimónia de tomada de posse, amanhã” frisou.

Por outro lado, o partido exorta a sociedade moçambicana a recorrer a todos os meios pacíficos à disposição visando a reposição da justiça eleitoral.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.