O Reino Unido aconselha aos cidadãos britânicos a viajar para Moçambique face à escalada dos protestos pós-eleitorais a partir da próxima segunda-feira e nas semanas após a divulgação dos resultados das eleições gerais de 9 de Outubro passado. Mas também, alerta aos que cá já estão para adoptar medidas de precauções.
Uma actualização do Foreign Commonwealth & Development Office (FCDO) sobre os conselhos de viagem, alerta que o país pode viver dias tensos, caracterizados por perturbações e distúrbios significativos.
A situação que se antevê poderá escalar cada vez mais nas vésperas do anúncio dos resultados eleitorais que se prevê seja a 23 de Dezembro próximo.
“Você deve se preparar para perturbações e distúrbios significativos em Moçambique a partir da semana de 16 de dezembro anterior e nas semanas seguintes ao anúncio” lê-se.
A nota alerta que os protestos e manifestações continuam a ocorrer a curto prazo, com a possibilidade de iniciarem pacificamente e se tornarem violentos “com vítimas”.
“Estradas e passagens de fronteira podem ser restringidas, bloqueadas ou fechadas a curto prazo. Preste atenção ao seu entorno, fique longe de multidões, monitore a mídia local e esteja preparado para interrupções de serviços e transporte em todo o país, o que pode afetar as principais rotas, incluindo aquelas para aeroportos” aconselha.
Deixe uma resposta