As redes socias, nomeadamente da Meta – o Facebook, Whatsapp e Instagram – não funcionam desde as primeiras horas desta quinta-feira.
São desconhecidas as causas do aparente bloqueio desses aplicativos, considerados popularmente como os mais utilizados para a troca de informações em tempo real.
Algo similar ocorreu na semana passada, quando, “sem motivo aparente” e justificações, três operadoras móveis do país interromperam os serviços de internet através de dados móveis. Não era a primeira vez, inclusive em período eleitoral. Em seguida, as operadoras, forneceram dados ilimitados aos seus clientes.
O referido bloqueio ocorreu em um dia em que o candidato presidencial, Venâncio Mondlane, faria uma transmissão em directo “live” através da sua página do Facebook para anunciar a terceira fase da greve-geral contra suposta fraude eleitoral, nas eleições de 9 de Outubro passado.
Na live seguinte, avisou que os seus apoiantes estão dispostos a vandalizar as antenas de comunicação das operadoras móveis, espalhadas pelo país, em terraços e quintais de propriedades privadas.
Não obstante, alguns dias depois, o início da terceira fase da greve-geral foi anunciado para iniciar hoje, 31 de Outubro, e terminar no dia 7 de Novembro.
Em grande medida, o país sabe da evolução das graves através das redes sociais da Meta, basta ver que a “grande imprensa” recorre a vídeos amadores para reportar algumas incidências.
O tik tok e o youtube funcionam, normalmente.
Refira-se que a internet funciona, mas não nas condições habituais.
Deixe uma resposta