Reconstrução de Cabo Delgado “dependente” da USAID

Reconstrução de Cabo Delgado “dependente” da USAID

A continuidade do Plano de Reconstrução e Resiliência das infraestruturas destruídas na província de Cabo Delgado está dependente do desbloqueio ou não de novos financiamentos por parte da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“Sobre a USAID é um assunto que está em pauta. Certamente vai se pronunciar, nós continuamos com a esperança de que estes valores vão ser alocados até que haja uma informação contrária. Por enquanto, continuamos a agradecer à USAID, continuamos a contar com o seu esforço até se esclarecer este imbróglio que existe à volta” disse o Presidente do Conselho Executivo da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) em entrevista à Rádio Moçambique.

A USAID disponibiliza cerca de 4,5 milhões de dólares em diversos projectos, mas, conforme advertiu, existem condições de se caminhar sem o apoio da USAID, uma vez que existem outros parceiros de cooperação.

“Mas com a USAID seria melhor. É um grande parceiro para Moçambique, é um parceiro para Cabo Delgado” reconheceu Jacinto Loureiro.

Neste sentido, uma vez não ter havido informações formais sobre a suspensão do apoio específico para Cabo Delgado, o responsável disse que o Governo vai continuar como apoio da USAID.

O presidente norte-americano, Donald Trump., mandou suspender temporariamente, a 20 de Janeiro, com efeitos imediatos, quase toda a assistência estrangeira dos EUA em todo o mundo, por um período de 90 dias.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.