Reação às manifestações é proporcional à doença do paciente, diz Pascoal Ronda

Reação às manifestações é proporcional à doença do paciente, diz Pascoal Ronda

O Ministro do Interior, Pascoal Ronda, disse, ontem, que os jovens estão a ser instrumentalizados e fornecidos estupefacientes para praticar actos de violência nas manifestações.

Falando em Maputo, à margem da inauguração de Portões Electrónicos no Aeroporto de Mavalane, o governante referiu que a reação do governo aos protestos tem sido proporcional “à doença do paciente”.

Para Ronda, a escalada dos protestos no país está a tomar dimensões terroristas, tal como disse recentemente o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique.

“Isso é terrorismo. Quando dizem queremos atingir a Ponta Vermelha, isto significa a remoção dos órgãos que foram democraticamente estabelecidos. Isso é grave. Por isso, a dosagem das medidas tem sido à altura da doença do paciente. Há pessoas instrumentalizadas. Há menores de idade, de quem sinto pena, que bebem álcool com teor muito forte, logo pela manhã, que lhes deixa fora si. Estão a fumar, estão a injectar-se, ou estão a consumir canábis sativa, para serem usados. Eu chamo isso de instrumentalização” disse, citado pela Rádio Moçambique.

Ronda entende que o “modelo” de manifestações em curso no país decorrem a margens dos padrões constitucionais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.