O Primeiro-Ministro, Adriano Afonso Maleiane, empossou na tarde desta Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, no seu Gabinete de Trabalho, na Cidade de Maputo, Mário Serafim Xavier, ao cargo de Inspector-Geral Adjunto do Trabalho.
No discurso da ocasião, o Primeiro-Ministro disse esperar que o novo Inspector-Geral do Trabalho dê sequência ao trabalho em curso.
“É assim que esperamos que o Inspector-Geral Adjunto do Trabalho dê a sua contribuição no reforço das actividades que têm sido levadas a cabo por esta instituição”.
Maleiane recomendou ainda ao controlo do cumprimento das disposições legais e regulamentares em matérias de relações de trabalho, assim como no emprego de menores, trabalhadores em formação, pessoas com deficiência, mulheres gráficas e de grupos de trabalhadores vulneráveis.
Por outro lado, o Primeiro-Ministro instou o empossado para o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança no trabalho, assim como as respeitantes à protecção contra substância e agentes químicos, físicos e biológicos que representam risco para a saúde dos trabalhadores.
“Apelamos à divulgação e promoção de estudos técnicos sobre a eliminação dos riscos para a vida e a saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.”
Quem é Mário Xavier?
Mário Serafim Xavier que é quadro do Ministério do Trabalho e Segurança Social e nos últimos dois anos vinha exercendo o cargo de Director dos Serviços Centrais da Inspecção-Geral do Trabalho na área do Controlo Interno junto da Inspecção Geral do Trabalho (IGT).
De 2015 a 2020 Mário Xavier desempenhou as funções de Assessor Jurídico do Governador de Sofala e de Assessor Jurídico da Secretária do Estado e de 2020 a 2021 o empossado foi nomeado a Director de Justiça e Trabalho de Sofala.
Para além desses cargos, Mário Serafim Xavier já foi representante do Governo na Comissão Provincial de Eleições de Sofala, Chefe de Departamento na Função Pública, Chefe de Secretaria de nível distrital, Chefe de Repartição dos Recursos Humanos. Igualmente, Mário Xavier já militou em associações juvenis.
Com a recente nomeação, Mário Serafim Xavier vai substituir no cargo, Paulino Mutombene que reformou por força do limite da idade-activa.
Deixe uma resposta