Quatrocentos e dezassete jovens da cidade de Maputo receberam, hoje, certificados e termos de formação para elaboração de planos de negócios. Os melhores projectos estarão habilitados a financiamentos de até 1.500.000 de meticais não reembolsáveis.
Trata-se de jovens empreendedores e outros aspirantes a empresários seleccionados na primeira fase do programa governamental que agora vão beneficiar de formação e mentoria presencial e remota coordenadas pela Ersnt & Young e IdeaLab.
A formação vai iniciar nas próximas semanas e contempla o melhor conteúdo que será ministrado por entidades renomadas no sector empresarial nacional, consultores e bancários, bem como exposição a uma rede de empreendedores de sucesso.
Representando os parceiros de formação, Yara Silva, clarificou que esta é a fase nacional e consiste em doptar os jovens de ferramentas para melhor preparar e apresentar os seus planos de negócios.
O financiamento não é reembolsável. A nível nacional, somente 3.500 empreendedores foram selecionados para esta fase. Os projectos, submetidos em anonimato, vão passar pelo crivo de 116 jurados independentes (40% mulheres) em todo o país, com actuação em diversas aéreas, explicou o representante da empresa de auditoria, KPMG.
O Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, que presidiu a cerimónia, garantiu o cabimento orçamental para financiar os projectos.
“O dinheiro existe. Está à espera de vocês. Agora tudo está nas vossas mãos. Depende da vossa celeridade e capacidade de fazer planos de negócios viáveis e para empresas sustentáveis”, disse.
Ele relevou igualmente as demais vantagens que a formação poderá proporcionar como o networking entre diferentes empreendedores.
“Hoje têm a oportunidade de, num ambiente de negócios e de formação, saber o que, como e onde os outros jovens estão a fazer, e nessas conversas poderem iniciar outros negócios”, destacou.
Além da formação e financiamento, Petersburgo disse que na fase de operacionalização os projectos vão receber estagiários indicados e remunerados pelo Estado.
“Nós vamos lançar um concurso brevemente para admitir estagiários que irão para as vossas empresas. Esse estagiário será pago por nós com salários acima dos mínimos”, prometeu.
Estiveram no evento os classificados, a representante do Secretário do Estado da Cidade de Maputo, a representante do Banco Mundial, da empresa de consultoria KPMG e parceiros de formação.
Ainda hoje, acto similar terá lugar a cidade da Matola, província de Maputo.
Deixe uma resposta