A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) suspendeu, hoje, o início de uma greve-geral para dar espaço de diálogo com o Governo.
Segundo o presidente da APSUSM, Anselmo Muchave, o Executivo solicitou um encontro com a classe para a próxima quinta-feira. Mas, a depender das concertações, a greve pode avançar logo a seguir.
“A desvinculação da greve tem como objectivo dar espaço ao diálogo, uma vez que o Governo nos endereçou um convite para o dia 03 de Abril de 2025. Neste contexto, os profissionais de saúde primam para o diálogo como uma solução possível e uma promoção para o bom entendimento do povo moçambicano e as associações” explicou.
Ele clarificou que a ideia de suspensão da greve é mesmo para não ter de a suspender enquanto decorre o diálogo com o Governo. Sendo que, se decidiu por adiar a mesma e permitir que o Governo faça as suas propostas para a resolução das inquietações.
Disse haver situações de falta de salários, inclusive para quem, no sector, recebem o ordenado mínimo, e pacientes hoje, nas unidades sanitárias, que não tem alimentação e assistência medicamentosa condigna.
“Nós queremos que o Governo nos diga até quando vamos organizar o problema da alimentação nas unidades sanitárias e falta de medicamentos” referiu.
Deixe uma resposta