O Presidente da Bielorrússia disse, esta terça-feira, em Harare (Zimbabué) que o seu país tenciona investir no potencial agrícola de Moçambique, segundo a agência estatal bielorrussa BELTA, citado hoje pelo portal Visão.
Alexander Lukashenko disse que “Moçambique é o maior país da vizinhança com uma costa de mil quilómetros e é um país agrícola, que requer muito investimento em agricultura”.
Lukashenko revelou que o Presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, mostrou disponibilidade para ajudar nesse objectivo, graças às “boas relações com os líderes moçambicanos”.
“Iremos em breve discutir como transferir a nossa experiência de cooperação, entre o Zimbabué e a Bielorrússia, para Moçambique”, acrescentou o chefe de Estado bielorrusso, no segundo dos três dias de uma viagem oficial.
Na terça-feira, os dois países assinaram acordos comerciais e de cooperação que preveem o fornecimento ao Zimbabué de mais equipamentos e ferramentas agrícolas. A ideia é evitar a dupla tributação e promover o reconhecimento mútuo de diplomas académicos.
Lukashenko também se ofereceu para vender fertilizantes à base de potássio ao Zimbábue, acrescentando que, apesar das sanções ocidentais, a Bielorrússia “foi capaz de vender grandes quantidades de fertilizantes”.
Deixe uma resposta