Preço e peso dos sacos de cimento estão a ser viciados

Preço e peso dos sacos de cimento estão a ser viciados

Os revendedores de cimento na cidade de Nampula estão a burlar aos cidadãos perante a “vista grossa” das autoridades, adulterando em baixa o peso oficial de 50 quilogramas do saco. Além disso, os preços estão a ser especulados.

O saco de cimento com a indicação de 50 Kg da fabricante Cimentos de Moçambique e o da mesma quantidade da Cimentos de Maiaia estão a ser revendidos em muitas esquinas da urbe com o peso adulterado.

Confrontado com a reclamação dos consumidores, o Director provincial da Indústria e Comércio em Nampula, Alfredo Nampuio, disse que tem sido levado a cabo um trabalho multissectorial de fiscalização para desactivar os prevaricadores.

Questionado sobre a variação dos preços praticados pelos revendedores, Nampuio disse ser resultado da abundância de matéria-prima na província e no país, em geral.

“Com a existência de clínquer no país, reduziu drasticamente a importação desta matéria-prima e isso obrigou os produtores a baixarem o preço”, explicou.

No circuito de revenda aponta-se a má-fé de alguns revendedores, que viciam o peso do produto, deixando o saco com a quantidade abaixo da indicada no rótulo. Os preços de revenda variam de 530 a 560 meticais o saco.

Um revendedor disse que nem todo o cimento comercializado na rua ou em pequenos armazéns da cidade possui o peso indicado.

Segundo afirmou, os proprietários destes estabelecimentos têm retirado quantidades significativas do produto nos sacos para encher outros recipientes, mantendo, entretanto, a indicação do peso na embalagem, o que explica a diversificação de preços na maior parte dos locais de venda.

“São pessoas com intenção de prejudicar os nossos clientes. Viciam a quantidade do produto indicado no rótulo, para depois vendê-lo a retalho noutros locais”, reagiu o entrevistado.

Baltazar Carmona, comprador, confirmou a viciação do peso do cimento em muitos casos. Disse ter sido vítima desta desonestidade.

Carmona aconselhou a todos os compradores a verificarem o peso indicado no saco antes de levar o produto para casa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.