Preço do Petróleo sobe e ainda pode chegar aos 90 dólares esta semana

Preço do Petróleo sobe e ainda pode chegar aos 90 dólares esta semana

O petróleo subiu mais de um porcento na sessão desta segunda-feira para os máximos registados a 7 anos e atingidos na sessão anterior. Os preços do petróleos estão no bom caminho devido as preocupações de abastecimento e a tensão política na Europa Oriental e no Médio Oriente. Prevê-se que esta semana atinjam 90 dolares por barril.

O petróleo bruto Brent subiu 1,28 dólares, ou 1,4%, para 91,31 dólares por barril, depois de um aumento de 69 centavos, na sexta-feira.

O contrato do Brent mais activo, para entrega em Abril, foi negociado a 89,62 dólares, ou seja, mais 1,1 dólares ou 1,2%.

U.S. West Texas Intermediate (WTI) crude subiu 1,14 dólares, ou 1,3%, para 87,96 dólares, por barril, tendo ganho 21 centavos, na sexta-feira.

Os valores de referência registaram os seus níveis mais elevados desde Outubro de 2014 na última sexta-feira (28), 91,70 dólares e 88,84 dólares, respectivamente, e o seu sexto ganho semanal consecutivo. Este mês, os seus ganhos foram de cerca de 17%, o máximo desde Fevereiro de 2021.

“Na expectativa de que a OPEP+ mantenha a política existente de aumento gradual da produção, é provável que os preços do petróleo se mantenham em alta esta semana”, disse Toshitaka Tazawa, analista da Fujitomi Securities, prevendo que o Brent se mantenha acima dos 90 dólares e a WTI se aproxime dos 90 dólares.

Os principais produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados liderados pela Rússia (OPEP+) têm aumentado a sua meta de produção em 400.000 barris por dia (bpd) todos os meses, desde Agosto passado, à medida que desanuviam os seus maiores cortes de produção efectuados em 2020.

Na reunião de 2 de Fevereiro, é provável que a OPEP+ mantenha seu objectivo de amento de produção de petróleo previsto do para Março próximo.

Partilhar este artigo