Preço do barril de petróleo sobe para 82 dólares

Preço do barril de petróleo sobe para 82 dólares

A oferta limitada de petróleo fez o seu preço subir esta terça-feira para perto de 82 dólares e espera-se que o aumento dos casos de coronavírus e a propagação da variante ómicron não façam descarrilar uma recuperação da procura mundial.

O petróleo bruto Brent ganhou 73 cêntimos de dólar, ou 0,9%, para 81,60 dólares por barril, tendo perdido 1% na sessão anterior. O U.S. West Texas Intermediate subiu 77 cêntimos de dólar, ou 1%, para 79 dólares, depois de ter caído 0,8% na segunda-feira.

A experiência anterior, com a subida galopante dos preços dos barris de petróleo, motivada pela forte demanda e fraca capacidade de abastecimento dos principais mercados, leva países mais ricos a evitar excessivos confinamentos para tentar conter a inflacção, mesmo perante a uma crescente onda de infecções pela covid-19.  “A ómicron ainda não causou o caos da variante delta e poderá nunca o fazer, mantendo a recuperação global no bom caminho”, disse Jeffrey Halley, analista da correctora OANDA.

A falta de capacidade em alguns países tem levado a que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) esteja a efectuar aumentos inferiores ao permitido ao abrigo de um pacto com os seus aliados.

As recentes interrupções na Líbia também apoiaram os preços e a National Oil Corp disse na terça-feira que estava a suspender as exportações a partir do terminal Es Sider. leia mais

“A maior produção de petróleo no país ainda não se traduziu directamente num aumento da oferta de petróleo disponível”, disse o analista do Commerzbank Carsten Fritsch. “Isto pode explicar porque é que os preços do petróleo ainda não responderam à reabertura dos campos petrolíferos líbios”.

Partilhar este artigo