O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, hoje, a linha duplicada do terminal ferroviário de Ressano Garcia (Fase 1) e do terminal de passageiros ampliado, na cidade de Maputo, no âmbito dos 129 anos da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
“Com este projecto, a Linha de Ressano Garcia irá responder à demanda a que o sistema ferro-portuário moçambicano tem sido sujeito, nos últimos anos, sobretudo dos países vizinhos, com destaque para a África do Sul”, referiu Nyusi.
A linha duplicada, entre a estação de Matola-Gare e a de Secongene, teve um investimento de 80 milhões de dólares americanos, nesta primeira fase, e tem a capacidade para manusear 27 milhões de toneladas por ano. E, para o terminal de passageiros de Maputo, foram investidos 18 milhões de dólares, triplicando a capacidade de 25 mil para 75 mil por dia.
“É expectável que o aumento da capacidade venha reduzir o congestionamento da Estrada Nacional Número 4, particularmente do transporte de minérios da África do Sul para o porto de Maputo”, apontou.
As obras iniciaram em Janeiro de 2022 e terminaram em Março de 2024. Filipe Nyusi mostrou-se orgulhoso por todo o investimento nas infraestruturas ter sido feito com fundos próprios dos CFM.
“Por um lado, celebramos a qualidade de gestão e por outro acresce a responsabilidade pelo cumprimento do plano de manutenções, numa clara equação que possibilite a recuperação de investimento em tempo oportuno”, disse.
Na ocasião, o PR apelou à população ao bom-uso das infraestruturas, valorizando-as como património.
Deixe uma resposta