Postos de recenseamento irão funcionar até às zero horas do dia 4

Postos de recenseamento irão funcionar até às zero horas do dia 4

A Comissão Nacional de Eleições decidiu não prolongar o recenseamento eleitoral em curso, mas deliberou pela extensão das horas de trabalho a partir de hoje (02/06) até amanhã (3/06). Assim, amanhã os postos vão abrir às 7 horas e funcionarão até às zero horas.

Hoje, sexta-feira, 2 de Junho, os postos de recenseamento eleitoral irão funcionar até às 22 horas.

Ou seja, o horário será estendido por mais cinco horas, das 17 às 22 horas. Mas no sábado, 3 de Junho, os postos de recenseamento funcionarão até às zero horas do domingo. Significa que o horário será estendido por mais 7 horas (das 17 às zero horas). Esta foi a saída encontrada para recensear os cidadãos ainda em falta.

Com a decisão, a CNE coloca, claramente, de fora a hipótese de um possível aumento de dias de recenseamento de modo a permitir que centenas de eleitores ainda consigam recensear-se. A cidade da Beira ainda tem pouco mais de 100 mil potenciais eleitores não registados.

A decisão da CNE acaba favorecendo o partido Frelimo, em alguns municípios dominados pela

oposição, uma vez que parte considerável dos membros da oposição foi bloqueada, como foi o caso da Beira. O bloqueio aos eleitores da oposição impediu que eles se recenseassem. Grande parte do eleitorado da Frelimo foi recenseada durante os bloqueios protagonizados pelos directores do STAE e pelos seus supervisores, maioritariamente professores e membros da Organização da Juventude Moçambicana (OJM). (CIP Eleições)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.