“A curto prazo”, está previsto o “envio de um segundo lote de vacinas semelhante, perfazendo um total de 100 mil doses”.
Portugal disponibilizou 50 mil doses de vacinas contra o Covid-19 a Moçambique, que serão acompanhadas pelo “material necessário para viabilizar a sua administração”, em que se contam seringas e agulhas. A informação foi revelada este domingo em comunicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Estas têm chegada prevista a Maputo para esta segunda-feira e serão entregues às autoridades moçambicanas pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.
Na mesma nota, a tutela salienta que “a curto prazo”, está previsto o “envio de um segundo lote de vacinas semelhante, perfazendo um total de 100 mil doses”.
Esta disponibilização de doses de vacinas contra o novo coronavírus decorre no âmbito do compromisso do Governo Português de doar aos PALOP e a Timor-Leste pelo menos 5% das vacinas adquiridas por Portugal.
Moçambique registou mais nove mortes devido ao novo coronavírus e 1 139 novos casos de infecção, anunciou este sábado o Ministério da Saúde. As vítimas mortais são de nacionalidade moçambicana, com idades entre 26 e 96 anos, refere a nota de actualização de dados sobre a pandemia do Ministério da Saúde.
Os novos óbitos, declarados nos últimos quatro dias, elevam o total para 897.