Porto Maputo inaugura duas gruas e já prevê o aumento de carga manuseada

Porto Maputo inaugura duas gruas e já prevê o aumento de carga manuseada

O Porto de Maputo inaugurou hoje duas novas gruas/guindastes móveis que deverão incrementar o volume de carga manuseada. A cerimónia teve a participação do Director-Executivo da instituição, Osório Lucas, e do Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.

As novas gruas poderão assegurar o manuseio de 45 mil toneladas de carga diariamente contra as anteriores 30 mil toneladas.

“A nossa capacidade de manuseamento vai aumentar numa media de 15 mil toneladas por dia, na capacidade operacional. Antes da introdução dessas máquinas, fechámos o primeiro semestre com cerca de 15 milhões de toneladas manuseadas contra 26.7 do ano inteiro de 2022, o que significa um crescimento na ordem de 18% ou 19%, mas isso é preliminar. São seis meses de operação e vamos continuar a monitorar”, avançou.

Até finais deste ano, o Porto de Maputo prevê manusear mais de 29 milhões de toneladas de carga.

Segundo Mateus Magala, os investimentos que o Porto de Maputo vem realizando visa incrementar a eficiências das infraestruturas e a competitividade.

“A localização geoestratégica de Moçambique confere uma vantagem muito grande e que nós pensamos que podemos tirar proveito máximo para o desenvolvimento dos nossos corredores que não devem ser apenas corredores de trânsito, mas corredores que promovem o desenvolvimento do nosso país e bem-estar do nosso povo”, disse.

Para o Ministro, todo o crescimento impõe novos desafios, havendo, por isso, muito trabalho por ser feito para garantir a fluidez e eficiência da cadeia logística.

“Na nossa perspectiva é fundamental que todos os intervenientes do corredor estejam alinhados e a trabalhar em conjunto por forma a ultrapassar os desafios presentes e futuros”, referiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.