A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) vai investir 15 milhões de dólares em projectos de responsabilidade social, revelou o Director-Geral, Osório Lucas.
Conforme explicou, recentemente, num encontro com jornalistas, trata-se de um investimento em aditamento à nova adenda de concessão do Porto de Maputo, avaliada em pouco mais de 2.6 mil milhões de dólares norte-americanos.
“Nesse investimento que nós vamos fazer, assumimos um compromisso com o Estado de fazer, também, investimentos sociais. Comparticipar para a reabilitação da ponte Cais do distrito Kanyaka, [incluindo a aquisição de uma nova embarcação]. Temos a reabilitação da ponte Cais do lado de Maputo do lado da KaTembe; bem como a requalificação da Escola Náutica na Praça Robert Mugabe”, referiu Osório Lucas.
O lançamento do concurso público para a selecção da empresa que vai construir uma ponte cais na ilha de KaNyaka, na cidade de Maputo ocorreu a 29 de Janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministro dos Transportes de Comunicações, Mateus Magala, disse que dali há três meses iniciaram as obras. Ele já havia garantido o início e conclusão do projecto no ano de 2024.
O Director-Geral do Porto de Maputo referiu que em Março estaria, pelo menos, concluída a avaliação das propostas.
“Mesmo antes da assinatura, desenvolvemos o projecto, lançámos o concurso em parceria com o Estado, através do Fundo do Transportes e Comunicações, e pensamos que até finais de Março deve estar concluído o processo de avaliação das propostas. Este projecto também deve arrancar este ano”, disse.
Esse projecto, segundo o vice-Ministros dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, incluiu a aquisição da segunda embarcação para o transporte de passageiros para ligar a cidade de Maputo à ilha de Kanyaka.
De acordo com Alissone, que falava no âmbito da assinatura da nova adenda de concessão do Porto de Maputo, a nova embarcação vai proporcionar “maior conveniência para os residentes locais, e vai estimular o turismo, o comércio da região, o desenvolvimento sócio-económico e oportunidade de emprego”.
Ele acrescentou que os investimentos sociais incluem a reabilitação do Centro Náutico da KaTembe e a construção de um estaleiro naval.
Deixe uma resposta