Poluição em Moatize: Moradores submetem providência contra Vulcan

Poluição em Moatize: Moradores submetem providência contra Vulcan

A comissão de moradores de Moatize vai submeter uma providência cautelar contra a mineradora Vulcan, de capitais indianos, e o Governo, por entenderem que seus apelos para evitar a poluição ambiental decorrente da exploração de carvão mineral estão a ser ignorados.

Esta pretensão foi expressa após ter sido realizada uma reunião na terça-feira da qual não participaram os representantes da Vulcan, do Conselho Municipal e da administração de Moatize.

Os moradores entendem que as ausências revelam desrespeito pela situação vivida nas comunidades afectadas pelas actividades e desinteresse pôr termo ao problema.

“Estranhamos que não tenha respondido a nenhuma de nossas interpelações… e o Governo demonstrou o seu silêncio. Vamos reunir todas as evidências para que possam ganhar alguma procedência ao nível dos tribunais. Existem provas suficientes”, disse, Bequere Marcelino, representante da comissão de moradores de Moatize, citado pela STV.

Entretanto, a Procuradoria Provincial de Tete já intimou a Vulcan, e agora a empresa está obrigada a fornecer relatórios trimestrais sobre os níveis do ar e da poluição.

Mas também, a procuradoria pretende reunir evidências de danos causados pela poluição.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.