A Procuradoria-Geral da República (PGR) terá impedido o lançamento, ontem, em Maputo, de uma obra que versa sobre o “carisma” de Venâncio Mondlane.
O lançamento tinha sido agendado para iniciar às 17 horas de segunda-feira, mas quando já eram 15 horas, os promotores do lançamento receberam a informação de cancelamento do evento.
A estância hoteleira justificou motivos políticos, entretanto, a PGR, que proibiu a estância de deixar ocorrer o lançamento do livro, não deixou para os visados a notificação de proibição, “por ser confidencial”.
“É uma má leitura, em relação a este livro, por tratar de uma obra científica”, disse o autor da obra, “Um olhar sociológico sobre o carisma de Venâncio Mondlane”, da autoria de Mártir das Letras.
O escritor e editor, Alex Barga, disse que pelo tipo de obra, não se pode relacionar com qualquer tipo de actividade política.
“Era preciso que nós tivéssemos a documentação para confrontar com a lei, de modo a provar que era uma actuação não transparente para connosco na qualidade de organizador”, disse.
Entretanto, adiantou que o lançamento da obra vai ocorrer numa outra data ainda por anunciar.
Deixe uma resposta