Contribuir para a redução de resíduos sólidos através de uma operação de colecta de lixo, promover princípios sustentáveis em prol do desenvolvimento da reciclagem selectiva, realizar jornadas de consciencialização para a conservação do meio ambiente, foram as principais actividades promovidas no “Responsib’All Day” da Pernod Ricard Moçambique, uma iniciativa do grupo que tem como objectivo a partilha de valores e práticas ecológicas, à luz de responsabilidade social.
Cientes que a poluição tem causado danos irreversíveis aos ecossistemas, deixando-os mais vulneráveis e contribuindo para a perda da biodiversidade, a campanha sob o lema “Responsib’All Day”, teve lugar no distrito de Marracuene, através da “Operação Recolha de Caco e Vidro” e enquadrou-se no âmbito das celebrações do dia 05 de Junho, dia Mundial do Ambiente. Com o gesto, foram recolhidos mais de 700 quilos de lixo diverso, desde vidro (30 sacos), garrafas pet (10 sacos), máscaras descartáveis (um saco), plástico, entre outros resíduos sólidos diversos (40 sacos). Na sequência da acção, os resíduos foram destinados a entidades recicladoras com vista a contribuir para expansão de projectos sustentáveis.
Presente no evento, o Director Geral da Pernod Ricard Moçambique, Francisco Júnior, referiu que “um dos aspectos que temos tido em conta é a questão ambiental, somos signatários das Nações Unidas, especificamente, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável com enfoque na área ambiental. Hoje é o dia em que os 18 mil colaboradores a nível mundial, da Pernod Ricard, doam o seu dia para a dedicação ambiental, contribuindo para devolver um impacto positivo na comunidade.”
“Estamos cientes que o problema ambiental não se resolve em apenas um dia, contudo entendemos que é possível se cada um fizer o seu papel, queremos cobrir as pegadas que nós deixamos e ao mesmo tempo passar uma mensagem de responsabilidade com foco na economia circular, na reciclagem à luz de padrões ambientais, incentivando a solidificação de um legado para o futuro”, adicionou.
Por seu turno, os Serviços Distritais de Planeamento e infrastructura, na pessoa de Sérgio Sumbane, afirmou “ao nível das instituições do governo, privilegiamos grupos de impacto e actores chave para acções desta natureza, uma vez que é a partir destes segmentos com influência que conseguimos passar mensagens exortando a nossa comunidade no sentido de assumir uma profunda responsabilidade na gestão dos resíduos sólidos”.
“A componente de saneamento é crucial, queremos mais que promover uma jornada de limpeza, promover a mudança de comportamento e a consciência ambiental. Olhando para as marcas que a Pernod Ricard oferece, querendo, qualquer um pode escolher ou a Jameson ou o Chivas, mas com o planeta isso não acontece, temos apenas um e único.
A iniciativa da Pernod Ricard Moçambique, surge em parceria com a Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, que tem se dedicado a iniciativas ambientalmente educativas, promovendo um novo e inovador paradigma ambiental.
No mesmo alinhamento, o Educador Ambiental da Repensar, Clausênsio Ngovene, acrescentou “Todos os resíduos que nós produzimos e descartamos de forma inadequada causam danos, queremos desenvolver mais acções de educação e sensibilização ambiental desde teóricas às práticas, esperamos que estas venham a reduzir a quantidade de resíduos sólidos no meio ambiente e o impacto que os mesmos causam. Mais que recolher o lixo nós conferimos um novo destino às nossas colectas.”
O programa culminou com a colocação de um ecoponto no distrito de Marracuene para a recolha de resíduos sólidos, capaz de responder à demanda que se regista naquele ponto específico e espera-se, igualmente, que o mesmo contribua na gestão do lixo naquele distrito que tem testemunhado nos últimos tempos uma expansão significativa de habitantes.
A jornada contou com a presença de mais de 150 voluntários da Pernod Ricard, membros da Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, membros do Governo Distrital, Facilita Marracuene, moradores do distrito de Marracuene e o público em geral.
Referir que o Responsib’All Day é uma iniciativa realizada pelo grupo mãe, implementada em 86 países onde o Grupo Pernod Ricard opera.
Deixe uma resposta