PayTech, a primeira fintech moçambicana cotada em Bolsa

A fintech moçambicana, PayTech, SA, especializada no desenvolvimento de soluções web e mobile para pagamentos digitais, foi primeira a ser admitida na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), em 18 de Outubro de 2021.

De acordo com a BVM, à cotação foram admitidas cem mil acções ordinárias, nominativas e escriturais, de valor nominal unitário de um metical, representativas de 100% do capital da PayTech, SA.

A PayTech surgiu pelo desafio imposto a dois jovens moçambicanos através do empresário Amade Camal, da SIR MOTORS. Este desafiou-os a criar um sistema de bilhética para digitalizar o processo de compra de bilhetes e de acessos aos transportes públicos da MetroBus.

O seu objectivo é facilitar as transações comerciais (pagamentos) através do desenvolvimento de aplicativos específicos, bem como contribuir para a literacia digital.

Actualmente a PayTech SA presta os seus serviços a clientes em Maputo, mas tem ambições de alcançar as restantes províncias moçambicanas e outros países dos PALOP.

O Terceiro Mercado de Bolsa da BVM foi lançado em 2019 para servir de incubadora de empresas, onde têm dois anos de preparação para transitarem ao Mercado de Cotações Oficiais e o Segundo Mercado. E para isso conta com o apoio de instituições estatais e privadas.

Partilhar este artigo