Depois de o projecto ‘Famba’, que visava garantir facilidades no pagamento electrónico ‘cartão’ dos serviços de transporte público de passageiros, ter fracassado, agora a empresa Municipal de Transporte Rodoviários de Maputo afirma que vai investir no sistema de pagamento de transporte público de passageiros ‘chapas’ com recurso a POS.
De acordo com o jornal Domingo, a MTPM já adquiriu 65 POS e está agora a estabelecer parcerias com operadoras de telefonia móvel de modo a mesclá-las num mesmo sistema de pagamentos atravevs de cartões ou serviços móveis. Elas já terão manifestado interesse na ‘facilidade’.
No entranto, existe, aparentemente, um desinteresse por parte de motoristas e cobradores em aderir a esses sistemas para evitar que os patroes dos carros saibam quanto dinheiro é arrecado diariamente. Mas também, há indisposição para esperar a conclusao dos pagamentos por cada passageiro.
Refere o jornal que para se digitalizar o sector dos transportes as operadores propriestarias de carteras móveis deveriam criar condicoes para os chapas teres pontos de venda (POS) para permitir a conexão e troca de informações. Com dispositivo, bastaria apenas um toque com o telemovel para efectuar as operações.
Na verdade, os dispositivos já existe no país e aguarda-se a manifestação dos operadores de transportes. para seguir com a ideia.
Deixe uma resposta