OMS exorta os países africanos a apoiarem o regulador continental em matéria de drogas

OMS exorta os países africanos a apoiarem o regulador continental em matéria de drogas

O Director-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, exortou, na sexta-feira, os países africanos a apoiarem os esforços para criar um regulador africano de medicamentos.

Falando numa conferência de imprensa na África do Sul, Tedros acrescentou que instituições continentais como a futura Agência Africana de Medicamentos são importantes porque podem reduzir custos e ajudar a combater medicamentos falsificados ou de má qualidade.

Tedros Ghebreyesus falava durante uma visita à Afrigen Biologics and Vaccines, que produziu a primeira vacina de mRNA covid, fabricada na África do Sul, usando a sequência da Moderna.

Numa outra abordagem, o DG da OMS disse que a fase aguda da pandemia pode terminar este ano, se cerca de 70% do mundo for vacinado.

“Nossa expectativa é que a fase aguda desta pandemia termine este ano, é claro com uma condição, a vacinação de 70% [meta é alcançada] até meados deste ano por volta de Junho, julho. Está em nossas mãos. Não é uma questão de sorte. É uma questão de escolha”, disse Tedros.

Partilhar este artigo