Dois anos depois da pandemia, economias do mundo inteiro ainda continuam a registar enormes perdas no sector do turismo. É por isso que a Organização Mundial do Turismo (OMT) defende uma nova estratégia para o sector do turismo que segundo esta organização, pode representar uma oportunidade para relançar o sector.
A directora executiva da OMT, Zoritsa Urosevic, citado pela agência de notícias, ONU News, afirmou que a retomada da indústria turística global precisa de cooperação internacional e novas ideias.
Ao nível global, antes da pandemia, o turismo tinha uma contribuição de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados das Nações Unidas.
Com a pandemia houve cerca de 70% de queda devido a interrupção do turismo em todo o mundo.
Segundo a directora registou-se uma transformação de muitos países da diversificação do turismo internacional para o doméstico.
A agência das Nações Unidas defende que este é um momento favorável para uma harmonização nesse aspecto e definiu políticas para ajudar a melhorar a indústria em nível nacional.
A representante da OMT disse que a agência está receptiva a inovações e tem melhorado a conexão com parceiros como a mídia e redes de ministérios do turismo.
Para as pessoas e comunidades dependentes do sector turístico, a sugestão é potenciar o treinamento.
Especialistas da OTM estimam que nos primeiros sete meses do ano passado, o turismo internacional tenha caído 80% em relação aos níveis anteriores à pandemia.
Segundo a OTM apesar da melhora relativa no período em relação a 2020, o desempenho esteve bem abaixo de 2019.
Contudo, segundo a OTM, uma possível recuperação poderá ocorrer em 2022. A mesma seria impulsionada pela demanda, primacialmente durante o segundo e terceiro trimestre do ano.
Os especialistas da agência das Nações Unidas referem que “para 2023, a recuperação deverá continuar, mas um retorno de chegadas a níveis de 2019 deverá ocorrer em 2024 ou ainda mais tarde”.