O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de felicitações ao recém-empossado presidente do Botsuana, Duma Boko.
Na mensagem, Nyusi enalteceu o ambiente ordeiro e pacífico que caracterizaram as eleições no país. Para si constitui um sinal de maturidade democrática. Desejou a Boko sucessos no ciclo de governação, que representa uma noca era no Botsuana.
O presidente de Moçambique disse que o país está disposto em trabalhar com Boko para o estreitamento das relações de cooperação.
Duma Boko da Coligação para a Mudança Democrática (CDU) obteve a maioria parlamentar nas eleições de 30 de Outubro. O presidente do Supremo Tribunal do Botsuana, Terence Rannowane, declarou Boko Presidente eleito. Ainda de aguardam as cerimónias pública de tomada de posse.
Moçambique realizou as eleições gerias em 9 de Outubro, antes do Botsuana. Até hoje o Conselho Constitucional (CC) não divulgou os resultados definitivos. Os resultados centralizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) apontam para a vitória do candidato da Frelimo, Daniel Chapo. O candidato independente Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido Podemos, reclama vitória. O CC intimou à CNE a apresentar editais originais de apuramento dos resultados obtidos em todas as mesas de votação até ao provincial de sete províncias. O CC deu à CNE o prazo de oito dias para apresentar o conteúdo da solicitação. O país vive manifestações prolongadas contra a suposta fraude eleitoral à favor da Frelimo. Várias pessoas foram mortas devido às manifestações. A polícia disparou balas verdadeiras contra os manifestantes. Alguns polícias morreram durante as manifestações. Há rumores da presença de militares ruandeses na cidade de Maputo para repelir as marchar, escoltar o Presidente da República, e guarnecer ministérios moçambicanos.
Deixe uma resposta