Nyusi considera Zimbabué um “aliado natural” em novos projectos

O Presidente da República Filipe Nyusi, considerou, esta sexta-feira, o Zimbábue um “aliado natural” de Moçambique em novos projectos. A afirmação foi expressa durante a visita do seu homólogo zimbabweano, Emmerson Mnangagwa.

“A gestão colectiva com o Zimbabué é inevitável, é um aliado natural”, referiu Nyusi, a propósito de um empreendimento conjunto de gestão de recursos hídricos. Mas também se referiu a outros projectos que tem com o país vizinho.

Os dois países partilham uma longa extensão de fronteira e um corredor económico que liga Harare ao porto da Beira, fulcral para o comércio externo zimbabweano.

Emmerson Mnangagwa efetuou uma visita de um dia a Moçambique, com estadia na cidade da Beira, onde juntamente com Filipe Nyusi inauguraram um conjunto de locomotivas e carruagens fornecidas pela Índia, parte das quais vão ligar os dois países.

Uma cerimónia com apelos de ambos ao envolvimento de empresários dos dois lados da fronteira em investimentos conjuntos, aproveitando o corredor de transportes que vai do porto da Beira até à fronteira de Machipanda e depois até Harare, criando “sinergias” que “melhorem o ambiente de negócios”, disse Nyusi.

Nyusi considerou que os dois países ainda podem reforçar a cooperação bilateral através do fornecimento de energia eléctrica, agricultura e projectos em análise no sector da gestão de recursos hídricos.

Nyusi deu ainda o exemplo de uma fábrica de fertilizantes em Moçambique que pudesse ser explorada e gerida em conjunto – considerando que financiadores deste tipo de projectos “aceitam com maior rapidez investimentos integrados”, no caso, juntando os dois países.

Partilhar este artigo