O país recebeu esta quarta-feira cerca de 330 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus doadas pelos governos da Noruega e da Bélgica, no âmbito do mecanismo internacional Covax de apoio à vacinação, anunciaram as entidades num comunicado conjunto.
Segundo o comunicado, 179 800 doses de vacinas foram doadas pelo Governo norueguês e 149 760 pela Bélgica, totalizando 329 560 doses.
De acordo com o documento, a doação “complementa as 1 318 560 doses de vacina já obtidas pelo Governo” moçambicano, com o apoio de “vários parceiros, no âmbito da iniciativa Covax”.
Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, cerca de dois milhões de pessoas foram vacinadas em Moçambique, quase 12% dos 17 milhões de pessoas que o Governo pretende abranger até final de 2022.
Arrancou esta quarta-feira no país a terceira fase de vacinação contra o covid-19, prevendo-se abranger cerca de sete milhões de pessoas até Março de 2022, entre as quais mulheres grávidas e lactantes com pelo menos 18 anos e três semanas de gestação, segundo as autoridades de Saúde.
O processo de vacinação contra o novo coronavírus em Moçambique iniciou-se em Março, abrangendo grupos prioritários, entre os quais profissionais de saúde e agentes da polícia, seguindo-se em Agosto a vacinação em massa.
Agência Lusa