Uma mulher deu à luz a gémeos siameses (gêmeos unidos em alguma região do corpo), a 12 de Abril, no centro de saúde de Nipepe, na província do Niassa.
No caso, os recém-nascidos estão unidos pelo abdómen e partilham os rins, o intestino e órgãos genitais. A mãe é uma jovem de 18 anos e teve parto normal.
Os médicos locais que observam os bebés avaliam a possibilidade de se realizar uma cirurgia de separação no Hospital Central de Maputo, avançou, este sábado, a STV.
O cirurgião do Hospital Provincial de Lichinga, Alfredo Chichava disse que a situação teria sido detectada caso se tivessem realizados acompanhamentos médicos desde o início da gravidez como a realização de ecografia.
“Infelizmente não temos o hábito de [realizar] consultas pré-natais muito precoces, ecografias durante a gravidez porque são casos que podem ser detectados ainda durante a gravidez”, referiu.
Actualmente, os bebés estão sob observação no Hospital Provincial de Lichinga onde se vai determinar a viabilidade de transferência.
Este é o primeiro caso de gémeos siameses na província do Niassa.
Deixe uma resposta