O partido Nova Democracia (ND) entende que o político Venâncio Mondlane é a figura central e para a qual se devem direccionar todos os esforços de diálogos políticos visando o restabelecimento da paz no país.
“Saudamos o retorno de Venâncio Mondlane, figura imprescindível no diálogo pela paz. Ressaltamos que o diálogo precisa se direccionar a Mondlane e a todos os moçambicanos de boa-fé, na busca por uma reconciliação autêntica e inclusiva” lê-se num comunicado de imprensa.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, já realizou dois encontros com líderes de partidos políticos com assentos parlamentares, incluindo o extra-parlamentar ND, visando encontrar soluções para o restabelecimento da paz. O primeiro encontro, do mesmo âmbito, para o qual Venâncio Mondlane foi convidado, não decorreu devido a sua ausência. Na quinta-feira retornou ao país e disse que quer quebrar esta narrativa de os diálogos não avançarem por ele não estar presente.
“Enquanto parte da mesa de diálogo, reafirmamos que um verdadeiro diálogo político pela paz e reconciliação é impossível enquanto moçambicanos são perseguidos, presos e assassinados, por sonharem com um país justo e democrático” lê-se no documento.
Não obstante, a ND diz que vai continuar na mesa de diálogo defendendo, entre outros, o não reconhecimento dos resultados eleitorais proclamados pelo Conselho Constitucional.
O partido insta a população a avançar na luta pelos seus direitos a fim de refundar o Estado moçambicano.
Deixe uma resposta