Moçambique vai exportar 100 megawatts de energia eléctrica para o Botswana

Moçambique vai exportar 100 megawatts de energia eléctrica para o Botswana

Moçambique vai exportar 100 megawatts de energia eléctrica para o Botswana, a partir deste ano. Para o efeito, a Electridade de Moçambique (EDM) e a empresa pública de energia electrica do Botswana, assinaram um acordo de compra e venda de energia eléctrica produzida em Moçambique, no quadro da visita que o Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua aquele país.

Do acordo, a EDM poderá encaixar cerca de 12 milhões de dólares por mês.

À Rádio Moçambique, o Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, Marcelino Alberto, disse que o acordo abre mais uma oportunidade de exportação de energia eléctrica ao mercado dos países da África Austral.

“Esta é uma energia não firme, ela só é fornecida quando solicitada, portanto, depende da demanda e Botswana tem neste momento um défice de energia que obtém a partir de Moçambique e da África do sul. Portanto, em função do pedido nós fornecemos. Por isso, não podemos dar o total que vamos encaixar, depende das necessidades deles”, disse.

O presidente da República, Filipe Nyusi, que testemunhou a assinatura do Acordo entre as duas empresas de fornecimento de energia eléctrica, disse que o acto consolida as boas relações entre Moçambique e Botswana.

Partilhar este artigo