Moçambique, incluindo outros países africanos, vai em breve contar com um satélite de monitoramento ambiental desenvolvido pela China, avança o Notícias.
Para a materialização do projecto está prevista a construção de um Centro de Cooperação de Aplicativos de Sensoriamento Remoto por Satélite China-África.
O Director da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), Zhang Kejian, disse que o projecto está no plano de cooperação entre a China e África, e prevê-se que alguns países tenham benefício directo para apoiar o seu próprio desenvolvimento ambiental de forma sustentável.
No ano passado, a China lançou um novo satélite de sensoriamento através de um foguete transportador Longa Marcha-2C do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no nordeste do país.
O responsável disse que a China contribui com a sua sabedoria e força para a implementação da Agenda 2030 da Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
A China tornou a conservação de recurso e a protecção ambiental uma política estatal básica para o desenvolvimento. Além disso, promoveu a construção de uma civilização ecológica comprometida com o desenvolvimento verde.
A China está equipada com recursos de monitoramento abrangentes paraa identificação de partículas ínfemas, gases poluentes e de efeito estufa e nuvens.
Deixe uma resposta