Moçambique recebe donativo de 115 milhões de dólares para compra de vacinas

O Governo moçambicano ratificou esta terça-feira acordos de donativo no valor de 115 milhões de dólares da Associação para o Desenvolvimento Internacional para a compra de vacinas, anunciou o Conselho de Ministros.

A porta-voz do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo, disse à comunicação social que os acordos de donativo destinados à aquisição de imunizantes contra o covid-19 foram celebrados este mês entre o executivo moçambicano e a Associação para o Desenvolvimento Internacional (IDA), instituição filiada ao Banco Mundial.

“O Ministério da Saúde irá trabalhar num plano específico para identificar o grupo-alvo que vai receber as vacinas e a transferência das vacinas para o país”, avançou Bernardo, falando no final da sessão semanal do Conselho de Ministros.

Ainda hoje, o Conselho de Ministros ratificou um terceiro donativo da IDA no valor de 20 milhões de dólares para a criação de oportunidades económicas a favor dos deslocados da violência armada na província de Cabo Delgado, norte do país.

A verba será usada na geração de empreendimentos económicos nas províncias de Cabo Delgado e Niassa e Nampula, também no norte do país, acrescentou a porta-voz do Conselho de Ministros, que é igualmente ministra da Indústria e Comércio.

Moçambique regista um total acumulado de 872 óbitos por covid-19 e 75 828 casos, dos quais 93% recuperados e 176 internados (68% na cidade de Maputo).

Grupos armados aterrorizam Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2 800 mortes segundo o projecto de registo de conflitos ACLED e 732 000 deslocados de acordo com a ONU.

Partilhar este artigo